quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Vai fazer ou reformular o seu site? Com quem?

Apresentamos abaixo um artigo que serve de alerta para empresários e profissionais liberais que buscam visibilidade no mundo virtual. Ter um site atrativo e, acima de tudo, funcional, é o melhor caminho. Porém, muitos acabam tendo a sua expectativa frustrada, de acordo com o “profissional” contratado.

Muitos sabem que a nossa B2Web foi criada por motivação de clientes da B2Work Comunicação, muitas vezes cansados de tentativas e que necessitavam de um produto final em condições de uso e com possibilidade de manutenção e atualização no tempo devido. Leiam e tirem suas próprias conclusões.


Cuidado com o "Sobrinho" para desenvolver seu website!

Lembre-se: “Quase sempre o barato sai muito mais caro”.

Este é um texto que poderá fazer muitos tios, aqueles mesmo que são donos de pequenas e médias empresas, refletirem sobre ter um site na web. Em primeiro lugar, deve existir um motivo para querer ter um site na web. Provavelmente não é porque está na moda ou porque todas as empresas concorrentes têm. Ter um site na Internet significa divulgar sua marca, mostrar o que sua empresa faz e ou já fez.

Agora, vamos ao motivo que faz com que muitos "tios" coloquem o "sobrinho" para fazer o site da empresa. Dinheiro é o nome. Para que gastar muito dinheiro em uma agência de publicidade se tem aquele moleque micreiro, que passa horas na frente do computador, que sabe de tudo um pouco, de HTML, passando por Dreamweaver, Photoshop, até Flash com ActionScript.

Oras, se o sobrinho sabe mexer em todas as ferramentas, para que gastar tanto dinheiro contratando especialistas. Afinal, o "sobrinho" faz cobrando quase nada, com botão em Flash e música de fundo. É tudo o que o site do "tio" precisa. Esse modo de pensar, que deixa todo Web Designer inconformado, não é uma coisa muito difícil de se ver.

Os "tios" de todos os lugares exibem os sites feitos pelos "sobrinhos" para seus clientes, achando que estão fazendo uma coisa boa para a sua empresa.

A impressão que um site passa é muito importante para o cliente. Assim como as pessoas evitam comer em alguns botecos por serem lugares de aparência suja, que passam a impressão de que a comida não vai fazer bem, pode acontecer com o site da empresa dos "tios".

Enquanto o site com cara de boteco exibe aquela aparência estranha, de sujeira e desorganização, logo ali na esquina tem uma lanchonete, com um visual limpo e organizado, que estimula o cliente a comprar comida. Com site não é muito diferente. Uma má impressão pode causar desconfiança por parte do cliente; ele pode achar que a empresa não é séria ao entrar em um site desorganizado e que não passa as informações adequadamente.

É necessário que os "tios" reflitam sobre o assunto.

Fazer um site barato usando profissionais pouco preparados pode trazer uma economia inicial, mas pode trazer também um dano para a marca da empresa. Um planejamento para a criação do site, visando sempre o que o cliente precisa, é a peça chave para que o site atraia novos clientes para a empresa.

Enquanto os tios não tiverem essa visão de que a imagem da empresa pode ser prejudicada, os sobrinhos continuarão fazendo os sites, por preços baixos. Mas o resultado final nem os sobrinhos garantem. Por isso é importante que os profissionais que desenvolvem sites tentem mostrar isso para os clientes, para que o trabalho do profissional especializado de web seja respeitado e valorizado.

Por isso, muita atenção na hora de escolher quem vai desenvolver seu website.
Para não cair no conto do vigário, tome algumas providências:
- Antes de fechar negócio, peça um contrato de prestação de serviços, analisando com cautela todas as cláusulas contratuais.
- Peça para visualizar os trabalhos desenvolvidos pela empresa.
- Ligue para os clientes da produtora, solicitando informação sobre o grau de satisfação. Pergunte qual o retorno do site. Lembre-se que um bom site não é aquele revolucionário, mas sim aquele que gera receita, justificando o investimento aplicado.

Fonte: ABRAWEB – Associação de Web Designers e Desenvolvedores + Kreativos: http://www.kreativos.com.br/cuidado-com-os-sobrinhos

0 comentários:

Postar um comentário