quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O rádio brasileiro faz aniversário: 90 anos

        
No dia 7 de setembro de 1922, aconteceu a primeira transmissão oficial de rádio, em comemoração ao centenário da Independência, no Rio de Janeiro. O discurso do presidente Epitácio Pessoa foi transmitido por alto-falantes durante uma feira internacional que trazia, pela primeira vez ao Brasil, os principais aparelhos e instrumentos da tecnologia da radiodifusão, que já haviam atingido uma escala considerável em território Norte americano. Após o discurso, o público foi brindado com os arranjos da ópera O Guarani, obra do compositor Carlos Gomes.

O mais maduro dos meios eletrônicos brasileiros completa nove décadas de existência tendo como trunfo os próprios frutos de seus longos anos de experiência. No entanto, sem uma definição do padrão de rádio digital no País, restrita entre os sistemas IBOC (norte-americano, uma escolha provável de acordo com técnicos que atuam no setor) e o DRM (europeu), o futuro do rádio ainda é baseado em especulações do mercado.

Atualmente, as emissoras de rádio FM são os destaques do meio, registrando índices expressivos de audiência em praticamente todos os mercados brasileiros. A segmentação é algo facilmente constatado no meio FM, uma vez que nomenclaturas “popular”, “jovem”, “jornalísticas”, entre outras, já possuem sub-divisões na definição de projeto artístico.

Ainda fortes em determinados mercados, as rádios AM convivem com a tendência de esvaziamento da audiência devido à dificuldade de sintoni, motivada pela ausência de receptores de rádio AM em aparelhos eletrônicos como os celulares, interferências no sinal nos grandes centros e também a qualidade na recepção do áudio. Porém, cogita-se a migração da programação das AMs para os canais 5 e 6 de TV analógica, de forma a disponibilizar essas rádios na faixa FM, e também a digitalização do rádio, conforme citamos acima, em que o AM seria o principal beneficiado, com o áudio das suas transmissões ficando equivalente ao já conhecido no FM analógico de hoje. É aguardar para ver, ou melhor, para ouvir.

De qualquer maneira, nesses 90 anos do rádio no Brasil, foram muitas as mudanças registradas. As equipes B2Work e B2Áudio torcem para que ele continue cada vez mais forte, fazendo chegar informação e entretenimento às pessoas, independente de sua localização.

Com fragmentos dos artigos de Bárbara Sacchitiello, do site Meio & Mensagem, e Daniel Starck, do site Tudo Rádio. Foto: www.subdivx.com.






0 comentários:

Postar um comentário