sábado, 2 de março de 2013

Morre o fundador da Construtora e Loteadora Abussafe


A agência B2Work comunica, com pesar, o falecimento do Sr. JOÃO DIB ABUSSAFE, aos 96 anos de idade, ocorrido ontem em Londrina, às 19h00. O velório acontece na Capela 2 da Acesf e o sepultamento está programado para as 10h00 deste domingo, no Cemitério São Pedro.

João Dif Abussafe foi um pioneiro corretor de imóveis em Londrina, depois empresário. Em 1976, foi um dos fundadores da Loteadora Tupy e em 1982 fundou a Construtora e Loteadora Abussafe, responsável por diversos loteamentos e construções horizontais e verticais e Londrina e diversas cidades. Em 2002, recebeu na Câmara Municipal o título de Cidadão Honorário de Londrina.

Deixa viúva Bráulia Lopes Abussafe, a “Dona Filinha”, como é carinhosamente tratada, mais os filhos Elza Abussafi Miranda, ex-deputada do Pará, João Dib Abussafi Filho, ex-vereador em Londrina, e Elisa Abussafi de Araújo, estes dois sócios da Construtora Abussafe, além de netos e bisnetos.

Apresentamos a seguir algumas informações a respeito da trajetória do “seo” João Abussafe, como nós o tratávamos.

O HOMEM

Década de 40, mais precisamente 1945. Um jovem idealista e batalhador resolve deixar a sua querida Campo Grande e rumar para uma também jovem cidade: Londrina, a pequena Londres, que surgia como um novo Eldorado, no Norte do Paraná, e que chamava a atenção de pessoas de outros rincões.

Acompanhado por sua esposa Bráulia, a “Dona Filinha”, e seu primeiro filho Jorge, ainda pequeno, João Dib Abussafe fixou residência naquela cidade que serviria de cenário para as suas extraordinárias realizações. “As grandes lavouras, as perobas e as primeiras ruas acabaram me cativando e eu realmente quis fincar raízes aqui, fazer parte da cidade, vê-la crescer e prosperar, juntamente com a minha família”, dizia ele.

A OBRA

Logo após chegar em Londrina, seo João Abussafe, como todos o tratavam, foi trabalhar como corretor de imóveis, na antiga Imobiliária Ypiranga, de Adelino Boralli e Lucílio de Held, convivendo ainda com Gino Merigo, todos pioneiros na venda de lotes disponibilizados pela Companhia de Terras Norte do Paraná, empresa responsável pela colonização da rica região norte paranaense. Essa atividade fez com que o seo João atuasse não só em Londrina, mas também em diversas outras cidades que surgiam no sertão paranaense.

Por volta de 1976, fundou a Loteadora Tupy, em sociedade, tendo viabilizado diversos loteamentos de sucesso. Em Londrina, destacam-se os jardins Mônaco, Cristal, Itapuã e Perobal, entre outros. A sua visão empreendedora o levou para além de Londrina, com loteamentos em Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Ibiporã, Bandeirantes, Navegantes, em Santa Catarina, e Cuiabá, no Mato Grosso. Individualmente, lançou um loteamento de ótima aceitação em Santa Cecília do Pavão.

Em 1982 surgiu oficialmente a Construtora e Loteadora Abussafe. Mas, lá atrás, já estava presente em "seo" João Abussafe essa vocação construtiva, principalmente atendendo aos pedidos dos seus próprios clientes, que adquiriam os terrenos e tinham a necessidade de viabilizar a construção. A confiança depositada por eles o impulsionou para a construção civil, de maneira informal.

LOTEAMENTOS E CASAS

O primeiro empreendimento "seo" João Abussafe, através da Construtora e Loteadora Abussafe, foi um loteamento com 78 chácaras, no sítio da família no município de Jataizinho, próximo a Londrina, em 1982. Foi batizado de Recanto Rio Tibagi, às margens do Rio Tibagi.

Na cidade de Londrina, com absoluto sucesso de vendas, lançou o Residencial Tocantins, seguido pelo Jardim Palmas, pelo Residencial Abussafe I e ainda o Jardim Guararapes, um condomínio fechado. Depois, vieram o Residencial Abussafe II e ainda o Jardim Fujiwara. Ao todo, foram 920.549,12 metros quadrados.

Isto tudo sem falar nas diversas construções residenciais e comerciais feitas mediante encomenda dos próprios adquirentes de terrenos com a assinatura Abussafe.

João Dib Abussafe deixou sua marca também em outras cidades, a exemplo de Cambé, com o Residencial Abussafe e o Residencial Nestor Ferrari. Em Bela Vista do Paraíso, está o Jardim Elisa. Nestas cidades, somam-se 75.329 metros quadrados. Em Mato Grosso, na cidade de Sinop-MT, deixou o Residencial Flamboyants, um belo condomínio fechado, com 60 chácaras e 140 lotes residenciais.

EDIFÍCIOS

Toda essa pujança do "seo" João Abussafe levou a Construtora e Loteadora Abussafe também para a construção vertical. O primeiro edifício, batizado de Dr. Jorge Dib Abussafi, em homenagem ao conceituado médico que clinicou em Londrina e Assaí, conta com dois blocos, um com frente para a Avenida Celso Garcia Cid e outro com frente para a Rua São Jerônimo. O bloco A abriga no térreo a sede da empresa.

Depois, vieram o Edifício Abussafi, na Rua Fernando de Noronha, o Edifício Camapuã, na Rua Benjamin Constant, o Edifício Sofia, na região da Prefeitura de Londrina, o Edifício Borba Gato e ainda o Edifício Solar del Plata, na Rua Uruguai.

O FUTURO

Fundada pelo "seo" João Abussafe, a construtora e loteadora que leva o seu nome é uma empresa familiar, com a participação direta dos filhos Elisa Abussafi de Araújo e João Dib Abussafi Filho, inicialmente funcionários e hoje sócios, além do neto Arley, seu gerente geral, que partilham e ajudam a concretizar o sonho desse pioneiro corretor de imóveis, depois empresário.

O RECONHECIMENTO PÚBLICO

Como reconhecimento do seu importante trabalho em benefício da comunidade, em 2002 "seo" João Dib Abussafe recebeu o título de Cidadão Honorário, outorgado pela Câmara Municipal de Londrina. A noite de 24 de abril daquele ano teve dupla comemoração, pois seo João e dona Bráulia completavam 60 anos de feliz união.

A SAUDADE

A respeito do já saudoso João Abussafe, nosso diretor de planejamento Aparecido Benatti relata: ”Tive a safisfação de conhecer o “seo” João e “Dona Filinha” em 1984, ao igressar no Lions Clube de Londrina-Igapó ainda bem jovem. Anos depois, ele sofreu a queda de um edifício em construção, o que dificultou um pouco a sua mobilidade, mas não o impediu de continuar ativo, dando expediente diariamente em sua empresa”.

E sobre o relacionamento profissional com o “seo” João, Benatti relembra carisonhamente que “foi iniciado no começo de 2005, quando nossa agência teve a oportunidade de reestilizar a logomarca e toda a identidade corporativa da Construtora, seguida pela produção de um catálogo e de um audiovisual de apresentação, além de participar da expansão da Construtora para Mato Grosso, com a realização da campanha de lançamento de um condomínio fechado. O “seo” João ficará para sempre em nossa lembrança como uma figura humana fantástica e um empresário com um tino comercial magnífico. Deixa para mim, particularmente, um exemplo de superação muito forte”, completa.

Nas fotos abaixo, o “seo” João recebendo o catálogo produzido pela agência B2Work em 2005 e em Alta Floresta – MT, acompanhando as obras de um de seus empreendimentos no ano de 2006.




Nos links a seguir, você pode conferir o vídeo institucional com a participação do "seo" João em alguns trechos dele:




0 comentários:

Postar um comentário